Porto Portal
NOSSA HISTÓRIA, NOSSA GENTE.
PORTOPORTAL.COM.BR
  Brasil  Porto Ferreira - SP
HomeHistoriadorEnviar MatériasArquivos Contato

Água Encanada

 

Bem poucos tinham consciência do mal provocado pelo uso das águas retiradas das cisternas domiciliares, quase sempre contaminadas por infiltração bacteriana das fossas negras, que também existiam nos quintais.

O médico Carlindo Valeriani alertava a população na tentativa de diminuir a danosa incidência dos males causados pela água poluída.

Alguns moradores mais esclarecidos não estavam com o desejo de dotar Porto Ferreira de água encanada, a exemplo de Descalvado e Pirassununga, cidades vizinhas já com esse melhoramento.

Entusiasmado, não pelo pioneirismo, mas pelo ideal de servir, mesmo que isso não lhe trouxesse qualquer vantagem financeira, o italiano Paschoal Salzano se propôs a desenvolver esse trabalho, já sabendo onde encontrar o manancial que iria servir nossa população.

Após vários entendimentos, os vereadores se reuniram e a primeira providência foi tomada, sem ônus algum para os cofres do município.

No dia 25 de setembro de 1914, o Cel. Bento José de Carvalho, intendente municipal, mas no ato como simples cidadão, doou uma área de terra provida de nascentes, juntamente com aquela indicada pelo Paschoal.

Por escritura pública, a Câmara Municipal, presidida por João Mutinelli, recebeu a doação. Eram próximas ao matadouro municipal, hoje chácara de Aparecido Libertucci.

Os serviços, de imediato, foram iniciados, depois que Paschoal, com dinheiro seu, ou se responsabilizando pela dívida, comprou bombas, canos e conexções, tudo importado.

Empresa Melhoramentos

Construiu casa de máquinas e um reservatório próximo às nascentes, onde a água era colhida, límpida e saudável. Um reservatório foi construído onde é hoje a Estação de Tratamento de água.

Bombeada até ali, a água saía por um cano de quatro polegadas que descia pelos terrenos da rua Dona Balbina, chegando próximo à Igreja Matriz, daí descendo com duas polegadas até a avenida 15 de Novembro, atual 24 de Outubro.

Funcionando por gravidade estava pronta a primeira rede que iria servir a população. Seu funcionamento, iria também terminar com o pessimismo de algumas pessoas.

Paschoal Salzano colocou torneiras nos terminais da rede, recomendando ficarem abertas para dar vasão ao ar que seria comprimido pelo peso da água.

Vários homens postaram-se ao lado dos terminais, encarregados do foguetório, que tornava o ato mais emocionante. Paschoal abriu a válvula e não demorou para que a água jorrasse, e espocar de rojões já se ouvia da avenida 15 de Novembro, esquina com Mathias Cardoso, onde ficava uma das torneiras.

Aconteceu no dia 6 de janeiro de 1915. Assinala não só a conquista de tão grande benefício; marca também mais uma conquista de um homem cheio de coragem que aceitava desafios e vencia sempre com trabalho e persistência.

Quando os mananciais já não suportavam o consumo, o Prefeito Osvaldo da Cunha Leme construiu moderna estação de tratamento, captando água do rio Moji Guaçu.

A inauguração aconteceu no dia 28 de dezembro de 1958.

Só em 1989, quando nossa população girava em torno de cinqüenta e cinco mil habitantes é que houve necessidade de ampliação.

O Prefeito Waldir Bosso iniciou reforma da captação e do prédio da estação de tratamento, colocando novos filtros decantadores e floculadores; remodelou o laboratório bacteriológico e trocou por canos de maior polegada toda a rede condutora do Rio Moji Guaçu e as redesmestões de distribuição.

O Prefeito Carlos Teixeira terminou a Obra da Captação em 1995, perfurou poços semi-artezianos em vários bairros e fez uma mudança geral no sistema de distribuição d'água, praticamente zerando a falta deste precioso líquido em toda cidade de Porto Ferreira.

Topo
Próxima
Próxima
Historiador | Enviar Matérias | Contato
© Copyright by tutti
2004 / 2011
Byt3 Propaganda