Porto Portal
NOSSA HISTÓRIA, NOSSA GENTE.
PORTOPORTAL.COM.BR
  Brasil  Porto Ferreira - SP
HomeHistoriadorEnviar MatériasArquivos Contato

Dr. Antonio Teixeira

NOSSO PRIMEIRO DENTISTA DIPLOMADO
 

Antonio Teixeira nasceu em Santa Cruz das Palmeiras, em 22 de Junho de 1.888, filho de João Teixeira da Silva e Alexan­drina Teixeira da Silva. Sua esposa, Josefina Sarti Teixeira, nasceu em Pádua, Itália, em 8 de Setembro de 1.888, filha de Vitório Sarti e Genoveva Bertrão Sarti.

Conheceram-se na Fazenda Rio Corrente, onde ele foi trabalhar como podador de café. Com pais e irmãos ela já morava alí, desde que vieram para o Brasil em 1.896.

Casaram-se na Igreja Matriz de Santa Rita do Passa Quatro, em 9 de Fevereiro de 1.907, no dia de Santa Apolônia,protetora dos Dentistas.

Parecia ai a confirmação do destino de Antonio ser dentista.

Foi para Santa Cruz das Palmeiras aprender a profissão com seu irmão Osório, que tinha gabinete montado, já com grande clientela.

Tempos depois mudou-se para Santa Rita do Passa Quatro e em 1914, quando nosso Grupo Escolar de Porto Ferreira foi inaugurado, voltou com a família para esta cidade, estabelecendo-se como dentista prático.


Sabendo o valor de um diploma, estudou muito, preparou-se com muito sacrifício, em dias difíceis, já com filhos e esposa para sustentar.

Estudou em Rio Claro, Pindamonhangaba e finalmente entrou na Faculdade de Odontologia "Dr. Washington Luiz", de Piracicaba.

Em 10 de Novembro de 1.927 recebeu o tão sonhado diploma.

Homem simples, Antonio Teixeira passou toda sua vida fazendo amigos.

Jacob Mondin, Carlindo Valeriani, José Teixeira Vilela, Indalécio Rezende, Hugo e Nato Girotto, Vitorino Ferreira da Silva, Manhóla Calveti, Conrado Ofa, Jorge João, João Salgueiro, Capitão José Francisco dos Santos (Delegado Militar), Nelson Meirelles, Alvaro de Góes Valeriani, Carlos Fenili e Erlindo Salzano, foram alguns deles.

Em 1.930, Antonio Teixeira, com Indalécio Rezende e Conrado Ofa, fez parte da Junta Governativa Municipal de Porto Ferreira, governando o município logo após o término da Revolução.

Em 1.934 tomou parte do Diretório Municipal do Partido Constitucionalista (PC) de Porto Ferreira.

Nesse mesmo ano foi eleito vereador, tendo ocupado o cargo de Vice-Presidente da mesa que dirigiu os trabalhos do legislativo ferreirense.

Foi irmão remido da Irmandade de Misericórdia do Hospital Dona Balbina e, em 1.976, nossa Câmara Municipal, concedeu-lhe o título de Cidadão Ferreirense, em reconhecimento aos beneméritos e relevantes serviços prestados ao município.

Antonio Teixeira e Dona Josefina, tiveram os filhos João Teixeira (falecido), casado com Dagmar Arêdes Teixeira, pais de Renato e Dalva; Profª Olímpia Teixeira, solteira; Alzemiro Teixeira (falecido), casado com Ruth Barrozo Teixeira, pais de Marco Antonio, Carlos Alberto, Paulo Cesar e José Ricardo; Bráulio Teixeira, casado com Teresinha de Jesus Peres Teixeira, pais de Teresa Cristina, Bráulio Teixeira Filho, Vera Lúcia, Rita de Cássia, Eduardo Camilo, Carlos Eduardo (falecido) e Ana Paula; Gladys Teixeira, casada com Ubaldo Faggeani (falecido), pais de Aline e Ubaldo Faggeani Filho (Gugo); Clotilde Teixeira, casada com Gastão Vieira de Campos, pais de Regina Celia, Elizabeth Maria, Gastão Vieira de Campos Filho, Marcia Aparecida; Sebastião Teixeira (falecido), casado com Ana Aparecida Costa (falecida), pais de Mario Sergio, Edson Camilo (falecido) e Roberto Henrique; Antonio Teixeira Filho (Tota), casado com a Marcia Baptista Teixeira, pais de Rui Cesar; Alcyr Teixeira (Cy), casado com Verginia Amélia Alves Teixeira, pais de Ericka, Cristiane e Lauro.

Podemos chamar de uma família de educadores, pois conta com 34 professores.

Têm ainda 2 psicólogos, 3 engenheiros, 1 economista, 1 médico, 4 advogados, 1 farmacêutico, 1 dentista e 1 analista.

Dona Josefina faleceu no dia 23 de Junho de 1.964 e Antonio no dia 2 de Fevereiro de 1.977.

Tiveram 9 filhos, 26 netos e 34 bisnetos.
Topo
Próxima
Próxima
Historiador | Enviar Matérias | Contato
© Copyright by tutti
2004 / 2011
Byt3 Propaganda