Porto Portal
NOSSA HISTÓRIA, NOSSA GENTE.
PORTOPORTAL.COM.BR
  Brasil  Porto Ferreira - SP
HomeHistoriadorEnviar MatériasArquivos Contato

Correio

 

Porto Ferreira teve seu primeiro agente do Correio por volta de 1882, pouco mais de um ano depois que a Companhia Paulista aqui chegou com seus trilhos.

Predio do Antigo Correio

Esse agente, Joaquim de Camargo Neves, com certeza da família de Francisco de Camargo Neves, que posteriormente (1889), fez doação de terras ao Patrimônio de São Sebastião.

Horácio Louzada transportava a cavalo a correspondência para Santa Rita do Passa Quatro, até que o ramal ferroviário para aquela cidade fosse implantado em 1884.

Antes do final do século passado, Daniel de Oliveira Carvalho era quem ocupava o cargo de agente de nosso Correio, auxiliado pelo filho Manoel da Silva Oliveira, nosso prefeito de 1948 a 1951, e era carinhosamente chamado por Manequinho.

Manequinho, então estafeta, era encarregado do transporte da correspondência entre a agência postal - "trenzinho", de Santa Rita até os barcos de navegação fluvial.

A agência do Correio funcionava na residência de Daniel de Oliveira Carvalho, na rua Cel. Procópio de Carvalho, 173, esquina com rua Mathias Cardoso, prédio que, muitos anos depois, veio a ser da família Diniz.

Em 1900, Albino Rodrigues Trindade passou a ser o responsável pela agência, mantendo o Manequinho como estafeta, Paulino Augusto de Araújo como auxiliar, passando a funcionar a agência no prédio número 328 da mesma rua.

Em 1904 era agente do correio Benedita Emília de Carvalho, mulher de Bento José de Carvalho, então delegado de Polícia, e a agência funcionava na residência do casal, à rua Cel. Procópio de Carvalho, esquina com a rua Dona Balbina, onde hoje está o Banco Itaú.

Por volta de 1910, Joaquim Marciliano da Costa passou a ser responsável pelo Correio, mudando sua agência para a Rua Francisco Prado, 656, e depois para o prédio alugado da sra. Eva Maria Fares, na rua Cel. João Procópio, 277, onde hoje é o Foto 5 Minutos.

Tempos depois a agência esteve na av. 24 de Outubro, também na rua Dona Balbina, voltando depois para a esquina da Cel. Procópio de Carvalho com rua Dona Balbina, já sob a responsabilidade de Francisca de Souza Carvalho (Dona Zizinha). Os condutores da mala postal nesse período eram Máximo Fenili e José (Juca) Brito.

O serviço telegráfico foi instalado anexo ao Correio em 15 de maio de 1930, com Heráclito Mendonça como telegrafista, substituído logo depois por Rodolfo A. Melo, em 1931.

De 1936 a 1944, Idomeu Ferreira Gomes foi o agente postal telegráfico e durante algum tempo desse mesmo período, Ubaldo Faggeani atuou como telegrafista e Agenor Agrário Queiroz como guarda fios (pessoa que zelava pelo trecho da rede do telégrafo).

Em 1947, com a aposentadoria de Dona Zizinha, Waldemar Ferreira Cardoso assumiu a chefia da agência do Correio, seguida de Ana Cardoso Marques Vale, que permaneceu no cargo até aposentar-se em dezembro de 1972, ficando depois sob a responsabilidade de Cherubin Wolf.

Subordinada à Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, essa repartição, desde 15 de dezembro de 1968, funciona em prédio construído pelo Governo Federal, terreno doado pela Prefeitura, na rua Cel. Procópio de Carvalho, 636.

O atual agente de nosso correio é Nelson Bordon.

Desde 28 de maio de 1994 funciona a primeira agência franqueada a ACF Ferreirense, na rua Daniel de Oliveira Carvalho, 318, com Helen M. Dentello Moretto.
Topo
Próxima
Próxima
Historiador | Enviar Matérias | Contato
© Copyright by tutti
2004 / 2011
Byt3 Propaganda