Porto Portal
NOSSA HISTÓRIA, NOSSA GENTE.
PORTOPORTAL.COM.BR
  Brasil  Porto Ferreira - SP
HomeHistoriadorEnviar MatériasArquivos Contato

Manoel Lourenço Jr

 

Manoel Lourenço Jr. nasceu em Portugal, no distrito de Leiria, em 31 de maio de 1868, filho do lavrador José Lourenço e dona Josefa Lourenço.

Manoel Lourenço Jr.e seu Filho

Veio para o Brasil em 1889, fixando-se em Porto Ferreira, onde trabalhou na construção da ponte e por algum tempo exerceu sua profissão de marceneiro em uma das fazendas de nosso município. Muito econômico e de hábitos austeros, conseguiu poupar algum dinheiro que lhe permitiu ir ao encontro à sua vocação para o comércio.

Instalou comércio com o nome de "Armazém Estrela", na avenida 24 de Outubro, esquina com João Procópio Sobrinho. Mais tarde, na mesma avenida, no prédio de número 465, mais amplo, estendeu o negócio para melhor atender à cidade, que tão rapidamente crescia, também com uma seção de venda de livros.

A nova casa, então denominado "Recreio das Famílias", em 1919 mudou o nome para "Casa Manoel Lourenço", como já era popularmente conhecida.

Manoel Lourenço tinha muito amor pela pátria que o acolheu e por Porto Ferreira, onde vivia intensamente. Homem progressista e de idéias modernas para a época, procurou dotar nossa cidade de melhoramentos que viessem a beneficiar nossa população.

Além de armazém (prédio hoje da família do Toninho Loureiro), instalou tipografia, publicando o jornal semanal "A Folha". Depois, também na avenida, nos fundos do armazém, montou o "Atellier Fotográfico", arte da qual era um excelente cultor.

Em 1910 instalou nosso primeiro cinema, iniciativa ousada para a época, visto tratar-se de nova arte, então com pouco mais de dois anos de vida. A máquina projetora era movida por um dínamo a vapor de água. A eletricidade só foi instalada em nossa cidade um ano depois.

Manoel Lourenço Jr. tomava parte em todas as iniciativas que viessem trazer benefícios à nossa cidade. Foi também vereador por vários mandatos e um dos grandes batalhadores para a construção e funcionamento de nosso primeiro Grupo Escolar, que hoje tem o nome de Sud Mennucci. Exerceu influência decisiva para implantação da idéia, através de campanha feita em seu jornal. Foi ele ainda agente de várias firmas comerciais e manteve a única agência bancária na cidade, filiada ao Banco Português do Brasil.

Casou-se em primeiras núpcias em 1895 com Ida Cristina Bergstrom. Tendo enviuvado em 1921, casou por segunda vez com Francisca Souza de Carvalho, conhecida por dona Zizinha, agente do correio.

Manoel Lourenço Jr. faleceu no dia 16 de abril de 1924. Teve 14 filhos, entre os quais Manoel Bergstron Lourenço Filho, educador, que recebeu da Unesco o título de mestre das Américas por seu trabalho na área da educação. Lourenço Filho exerceu a presidência do Instituto Brasileiro de Educação (Comissão Brasileira da Unesco) e foi autor de vários trabalhos publicados em várias línguas pela Unesco e a OEA.
Topo
Próxima
Próxima
Historiador | Enviar Matérias | Contato
© Copyright by tutti
2004 / 2011
Byt3 Propaganda