Porto Portal
NOSSA HISTÓRIA, NOSSA GENTE.
PORTOPORTAL.COM.BR
  Brasil  Porto Ferreira - SP
HomeHistoriadorEnviar MatériasArquivos Contato

PERONDI IGINIO

 

Nasceu no dia 5 de janeiro de 1894, em Ponte Bugianese, na província de Lucca, Toscana, Itália.

Com apenas 12 anos de idade deixava sua terra em companhia do amigo Domingo Teglia, jovem de 21 anos. Desembarcaram em Buenos Aires, Argentina, em 24 de fevereiro de 1906; separando-se do amigo, trabalhou em terras de chacareiros italianos, em Arroyo Seco, no interior daquele país.

Depois de trabalhar por uns tempos na lavoura, como arrendatário, decidiu deixar a Argentina, com intenções de fixar-se nos Estados Unidos da América. Entretanto por não possuir vinte dólares exigidos pelo serviço de imigração daquele país, resolveu imigrar para o Brasil, de que ouvira ser um grande país em construção.

Em 1913 começou a trabalhar na agricultura em Rebouças, hoje Sumaré, e posteriormente, como arrendatário de olaria em Nova Odessa, no Estado de São Paulo.

Em 1915 casou-se com Iracema Amélia. O casal chegou a Porto Ferreira em 1915.

Arrendando terras de Joaquim Marciliano da Costa, juntou razoável economia, quando comprou terras em Pirassununga para o plantio de laranja baiana, uma lavoura inédita na região.

Em 1942, quando o mundo sofria os horrores da 2ª Grande Guerra e a escassez do petróleo obrigava ao racionamento, Perondi instalou em um dos barracões da Algodoeira, na Avenida 24 de Outubro, pequena indústria de óleo combustível, que era extraído da casca da laranja.

Acondicionado em latas de 20 litros, era todo exportado para os Estados Unidos.

As 17 mil caixas de laranja, produzidas em suas terras, também foram usadas na indústria.

Por um processo que apertava a laranja em uma máquina­com vários roletes com saliências, o óleo era extraído.

A laranja era ainda aproveitada pela população e a sobra jogada ao rio Mogi Guaçu.

Perondi dedicou-se também ao comércio de cereais, algodão e criação de gado de corte.

Em 1925 retornou a Porto Ferreira e dois anos depois passou a gerenciar a filial do Banco Agrícola de Pirassununga e, a seguir, a gerência da própria matriz.

No ano de 1934 fundou, com o Comendador Agostinho Prada, a Cia. Algodoeira Perondi Ltda e em 1947, a Fiação Amélia, que constituiu a realização do grande sonho desse homem empreendedor.

O casal Perondi e Dona Amélia teve 12 filhos: Ita, Ioneo, Izina, Inégono, Irpo, Iés, Ined, Inia, Ivrea, Ioma, Istea e Udria.

Em 10 de dezembro de 1958, Perondi Iginio veio a falecer, tendo recebido grande homenagem de seus compatriotas ferreirenses.

Topo
Próxima
Próxima
Historiador | Enviar Matérias | Contato
© Copyright by tutti
2004 / 2011
Byt3 Propaganda