Porto Portal
NOSSA HISTÓRIA, NOSSA GENTE.
PORTOPORTAL.COM.BR
  Brasil  Porto Ferreira - SP
HomeHistoriadorEnviar MatériasArquivos Contato

A Nova Igreja Matriz

 

No dia 20 de Janeiro de 1952, poucos dias antes da demolição do velho Templo, aconteceu o lançamento da pedra fundamental da Nova Igreja Matriz de São Sebastião pelo Bispo de Campinas, D. Paulo de Tarso Campos e, pelo então pároco padre Nestor Cavalcanti Maranhão Arzola.

Foi organizada a Comissão de Obras, para cuidar da construção, formada por Dr. Décio Vieira Palma, Dr. Nicolau de Vergueiro Forjaz, Manuel da Silva Oliveira, Sebastião Vergílio de Carvalho, Benedito Atab Miziara e Horácio de Morais Dias. Em 22 de novembro do ano seguinte, ainda inacabada, na matriz foi realizada a primeira missa, oficiada pelo Bispo de Campinas, em solenidade que contou com a presença, entre outras, do Governador Lucas Nogueira Garcez, do Ministro Horácio Lafer, Senador Cesar Lacerda Vergueiro, Embaixador José Carlos Macedo Soares e de Djalma Forjaz.

A Nova Igreja Matriz

Durante as obras os ofícios religiosos foram realizados na Capela de São Benedito, então reformada, na Casa Paroquial e na Capela de Santa Balbina, da Irmandade de Misericórdia de Porto Ferreira. Seu término demorou ainda alguns anos, pois o piso e o relógio foram instalados em julho de 1957, os vitrais em julho de 1958 e toda pintura com motivos sacros na parede próxima ao altar foi feita em 1962 pelo artista Antonio Maria Nardi, de Bologna-Itália. Com capacidade para receber cerca de 600 pessoas, a nova Igreja projetada pelo arquiteto Benedito Calixto de Jesus Neto, teve como responsável pela obra José Zaniboni, orientado pelo engenheiro Dr. Nicolau de Vergueiro Forjaz, que se tornou seu amigo.

Construída principalmente por doações, listas e rendas de grandes quermesses, contou ainda com grandes beneméritos.

Dr. Nicolau e o saudoso Dr. Décio além de se empenharem na continuidade, particularmente cobriram várias despesas.

Todo madeiramento foi doado pelo Dr. Décio.

Nossa Igreja guarda em seu piso, próximo ao altar central, pequeno estojo de prata com uma partícula de osso do mártir São Sebastião, nosso Padroeiro, que dona Jandira Viana Forjaz e seu esposo Dr. Nicolau de Vergueiro Forjaz trouxeram da Itália.

O Padre Octaviano Antonio Pavesi foi nosso pároco por mais de trinta anos, no período de 1953 a 1984, quando veio a falecer em 5 de abril.
Foi sepultado em Pirassununga no jazigo da família.

Desde então, o Padre Ocimar Francisco Francatto assume a Paróquia.

O construtor José Zaniboni, com 82 anos de idade, faleceu em nossa cidade no dia 1º de Abril de 1996.

Topo
Próxima
Próxima
Historiador | Enviar Matérias | Contato
© Copyright by tutti
2004 / 2011
Byt3 Propaganda